A UESA È INCLUSÃO SOCIAL

 

uesa foto 7

A constituição da União Eclética Socioambiental nasce de um laboratório de educação, inovação e desenvolvimento de conhecimento aplicável.                                                       Visando  ampliar o diálogo entre leitores e profissionais de diferentes campos, a fim de fortalecer o debate sobre a Educação no Brasil.

Sob a premissa de que a aprendizagem deve guiar a formulação de políticas públicas as ações sob a ótica  da leitura como meio de fortalecimento Humano e Social, buscamos desenvolver conhecimentos que contribuam com a criação de condições para que cada criança, cada jovem, cada pessoa continue aprendendo ao longo da vida.

Nosso território localiza-se no Rio de Janeiro, escolhemos o local com uma visão global.

Este trabalho é um seguimento do projeto de estudos realizado pela instituição UESA, aonde a mesma vem buscar soluções para os problemas de leitura encontrados na atual situação educacional.

A motivação em formalizar a entidade que já atua ha mais de 13 anos no seguimento habitacional e socioambiental, surgiu a partir da  preocupação em torno das crianças que  só utilizam a escola para absorver um conteúdo didático de acordo com os padrões de consumo Europeu, descartando a riquissima cultura popular afrobrasileira.

Criar um ambiente  alfabetizador e letrado  significa oferecer  as crianças um espaço educativo,  político, com capacidade de construir opinião pública, formar consciências, valores, crenças e atitudes onde  estas possam compreender   o valor e as utilizações sociais da lingua escrita, ou seja, para  que serve ler e escrever.

A UESA bjetiva propocionar formação do conhecimento, do desenvolvimento do hábito da leitura em seu contexto social, fortalecendo a cidadania e os direitos humanos, reproduzindo a comunicação formal e a comunicação não formal.

Para alcançarmos esses objetivos trabalharemos subtemas que atenderão a temática maior.

Dessa forma, buscamos garantir que os participantes tenha contato com diversos tipos de livros, fazendo com que os mesmos saibam utiliza-los nos diversos momentos de sua vida.  

Neste sentido, o saber sistematizado e  codificado vai além de uma aprendizagem cognitiva.

Contudo, nosso espaço de leitura  visa  expandir  a disseminação do conhecimento, a circulação de valores , a formação para a cidadania , a constituição de sujeitos sociais, a promoção da  diversidade cultural, universalizando  e produzindo a democratização do saber.  

A questão central da UESA é alertar crianças e  família para despertarem o desejo pelo saber, estimularem suas potencialidades através da afetividade e da confiança, fazendo com que estes atores sintam-se capazes de romper barreiras, realizar sonhos, levando-os, assim, à satisfação familiar, social e pessoal, contribuindo com a criação de condições para que cada criança, cada jovem, cada pessoa continue aprendendo ao longo da vida.

Problemas de aprendizagem são conseqüências de variados conflitos e um dos maiores é a ausencia de autoestima, decorrente da falta de amor: amor da família, dos amigos (dentro e fora da escola, incluindo os profissionais da educação).      

Daí a preocupação em usar a leitura como uma “arma” para alcançar resultados especiais em relação à aprendizagem e a família.

 

Anúncios

Um comentário sobre “A UESA È INCLUSÃO SOCIAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s